O que é FLACKATHON


Nessa 1ª Edição do FUTEBOOM o Clube de Regatas do Flamengo apresentará o Case Destaque
e será Owner do Hackathon do Evento (o FLACKATHON).


O FLACKATHON

FLA de Flamengo e CKATON do termo Hackaton, consistirá em uma oportunidade para os 200 (duzentos) participantes criarem ideias e alternativas passíveis de serem viabilizadas pelo time carioca, visando resolver os desafios apresentados. Reuniremos Startups, Profissionais da Indústria, Jornalistas, Estudantes, Empreendedores e Fãs do Futebol, para dar início a um novo processo de construção de conhecimento. Um processo prático e baseado na diversidade de conceitos e opiniões como ferramenta para a disrupção e inovação. Durante o evento, os participantes concorrerão a premiação de R$ 10.000,00 (dez mil reais) e prêmios oferecidos pelos apoiadores (estágios remunerados e bolsas para cursos). Este evento é uma oportunidade, para os profissionais e estudantes da área, fazerem networking e adquirirem novos conhecimentos.

Definição de Hackathon

O termo resulta de uma combinação das palavras inglesas “hack” (programar de forma excepcional) e “marathon” (maratona). O Hackathon normalmente é um evento que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software para uma maratona de programação, cujo objetivo é desenvolver um software que atenda a um fim específico ou projetos livres que sejam inovadores e utilizáveis. Na nossa visão, em particular, Hackathon é uma maratona de ideias e soluções em que apaixonados e engajados por uma causa correm para resolvê-la. É isso que queremos trazer pro futebol e é isso que queremos para o FLAMENGO nessa 1ª Edição.

OS 3 DESAFIOS


Durante a tarde após conhecermos os desafios do Flamengo, iremos dividir os participantes em grupos com 5 ou 6 pessoas, e inciar o Flackathon. Onde os grupos apontarão ideias / caminhos para solução dos 3 desafios apresentados pelo time. Teremos Coach e monitores para orientar e auxiliar na condução dos trabalhos.

Desafio 1: Fan Engagement Monetization

INSIGHT: Como gerar novas fontes de engajamento e receita para o FLAMENGO, explorando o poder de sua marca perante a nação rubro-negra de fãs e torcedores?

Entendendo que existem outras formas de engajar e monetizar seus torcedores e, em um espectro maior, seus fãs, o FLAMENGO busca caminhos para gerar receita através do engajamento de rubro-negros e simpatizantes não só no Rio de Janeiro, mas em todo o Brasil e no mundo. Como é possível atingir e conquistar mais e novos fãs de maneira digital e ainda obter receita com isso? Obviamente melhorar e incrementar o Programa Sócio-torcedor é uma excelente saída, mas não a única, já que o espaço em estádios é limitado e os locais dos jogos concentrados.

Desafio 2: Ecossistema Escalável de Talentos

INSIGHT: Como criar um processo em escala para identificar e atrair os principais potenciais talentos do futebol para o FLAMENGO?

Hoje o FLAMENGO conta com 120 escolas de futebol em um sistema de franquias e alguns frutos já começam a aparecer dessa parceria. O objetivo desse desafio é otimizar e amplificar o cenário atual. Ou seja, como é possível dar mais qualidade e eficiência para as 120 escolas e ao mesmo tempo conectar nessa plataforma outras fontes de talento, como escolas, clubes e academias? Novamente o FLAMENGO pensa em não limitar seus objetivos em função de seus ativos e sim dar escala a eles inovando e diversificando na forma de atuação e implementação de projetos.

Desafio 3: Torcedora Rubro-Negra

INSIGHT: Como criar mais e melhores condições para o aumento da participação da TORCEDORA rubro-negra?

Existe uma oportunidade muito grande com relação ao papel da torcedora e o que de fato é feito para que ela se sinta cada vez mais à vontade na hora de torcer e também de consumir. Com base nisso o FLAMENGO busca alternativas e ideias que coloquem as torcedoras como elemento principal, criando ofertas, experiências e conteúdo específico para elas. Esse desafio pede soluções viáveis, consistentes e duradouras para que o papel da rubro-negra não pare de crescer.